sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como começar um texto


Há dois grandes problemas para quem escreve: começar e, principalmente, terminar bem um texto.
Acredite, terminar é bem mais difícil, mas muitas vezes nem notamos, pois sequer conseguimos começá-lo.
Vou usar como exemplo o texto que escrevo agora: começa-se um texto pelo fim, ou seja, por o que se quer dizer.
Este texto é resposta a uma aluna que me fez a pergunta que me serve como título: “Eu me sento para escrever, mas fico enrolando. Quando vou começar, a idéias somem. Como faço para começar um texto?”.
Eu me pus a pensar em quando quero escrever, no que me motiva. Em geral tenho uma idéia ou necessidade que me guia, que serve de inspiração; penso no que sei sobre o assunto, ordeno mentalmente esses pensamentos; penso em quem iria ler o texto e como prendê-lo, primeiro com o título e, em seguida, no primeiro parágrafo com algo que faça meu leitor surpreender-se e/ou pensar junto comigo (veja o título e o primeiro parágrafo); a partir daí desenvolvo a idéia tentando fazer o leitor seguir junto de mim.
Se você está acompanhando meu raciocínio agora, significa que tive êxito e meu texto está ficando bom, caso contrário...
Note que o título prende quem tem a necessidade de escrever e depara com o problema de sair da inércia frente ao computador ou o papel. Em seguida, o texto apresenta outro grande problema para quem começa escrever, como e quando terminar o que está escrito.
Vamos pensar juntos: qual o objetivo de um texto? É o começo? O fim? Ou o título? Você entende do que está escrevendo? Se não sabe as repostas, sabe ao menos a perguntas certas? (Releia as perguntas e pense um pouco antes de prosseguir).
Respondendo essas perguntas, é fácil perceber que tanto o começo como o fim do texto são bons acessórios para prender o leitor e fazê-lo se lembrar do que foi dito mais tarde, assim como um bom título. Porém, o mais importante é seu conteúdo e as formas de “convencer” o leitor.
Note agora, caro leitor, que acabei de contradizer o que disse no primeiro parágrafo! Por quê?
Porque acredito que o começo e o fim apresentam dificuldades por nos faltarem idéias e conteúdos para escrever. Só isso!
Vou fazer um resumo: tenha um tema (seu ou proposto por outro); pense e converse um pouco sobre a idéia (veja se você tem realmente algo a dizer que dê algum acréscimo a alguém); pense em possíveis públicos para seu texto; o título e primeiro parágrafo servem para prender o leitor, mas tem que ser honestos e estarem presos ao conteúdo; e o fim deve apresentar algo que surpreenda (quando possível) ou marque o texto para que o leitor possa lembrar-se com prazer.
Agora, se meus conselhos aqui não servirem, siga os de Pablo Neruda: “Escrever é fácil: você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca as idéias”.

Nenhum comentário: